A realização pessoal é a principal motivação para que muitos jovens abram o próprio negócio. Empreender é o sonho de muitos, por proporcionar a descoberta de um mundo novo cheio de possibilidades, que permite uma visão ampla de inovação e negócios ao oferece grandes oportunidades, principalmente quando realizada na juventude.
A pesquisa ‘Jovens Empresários Empreendedores’ realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) apontou que, três em cada dez pessoas, na faixa etária de 18 a 35 anos, são empreendedores no Brasil, sendo este o país que mais empreende no mundo, segundo o levantamento.
Este estudo deixa claro que se tornar empreendedor nos próximos anos está nos planos de dois em cada três jovens brasileiros. As principais motivações são:
Para especialistas, os jovens empreendedores podem tirar o Brasil da crise econômica. Isso porque, eles têm a criatividade do empreendedor e a inquietude do jovem e, mesmo assim, carregam um senso de responsabilidade de gerações anteriores, de pais e avós. Os resultados da pesquisa demostraram que, no Brasil, aqueles que já empreendem são mais ligados às causas éticas e socioambientais do que os jovens de outros países. Em Londres, por exemplo, a preocupação com esses temas atingiu 22% dos entrevistados enquanto no Brasil o índice apontou 68%.
“Para empreender não tem idade, mas os jovens chegam com gás e garra, e não desistem fácil. Os empreendedores precisam de três frentes: criatividade, inovação e mercado. Estas são as principais condições para um empresário abrir seu negócio e manter sua empresa na praça e, por isso, ele precisa estar olhando constantemente para esses três itens”, comenta Leide Garcia, Diretora de projetos do Sistema Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
“O Brasil é um país empreendedor, as pessoas tem o espírito empreendedor. Mas, para dar certo, essa cultura deve ser trabalhada com um plano de negócios, pois o planejamento é fundamental no início de qualquer empreendimento. Vale lembrar que um grande empresário começa com um pequeno negócio”, ressalta Leide.